TOME CUIDADO COM AS FAKE NEWS! É FALSO QUE CLOROQUINA CUROU 99% DOS PACIENTES COM COVID-19 EM MUNICÍPIO DO RJ
Circula pelas redes sociais a imagem de pacientes em um hospital segurando uma placas afirmando que estarem curados da Covid-19. A legenda que acompanha a foto diz que o município de Itaperuna, que fica a 300 km da capital do estado do Rio de Janeiro, conseguiu curar 99% dos pacientes infectados pelo coronavírus com o uso de cloroquina no tratamento.
“ITAPERUNA USA A CLOROQUINA EM TRATAMENTO DA COVD-19, E TEM 99% DOS PACIENTES CURADOS”, diz a legenda de imagem publicada no Facebook. (Fonte: Reprodução/Facebook)
Essa informação é falsa. O município de Itaperuna (RJ) não atingiu a marca de 99% de pacientes de Covid-19 curados. A foto que circula pelas redes, foi postada originalmente no dia 13 de maio, pelo Hospital São José do Avaí, localizado na cidade. Na legenda da imagem, publicada no Facebook, o hospital comemora as altas realizadas no dia, mas não menciona a porcentagem de 99% e nem faz referência ao uso de cloroquina no tratamento. Dois dias após a postagem do Hospital, diversos perfis no Facebook começaram a espalhar o boato.
Em uma postagem no Facebook, feita no dia 15 de maio, a prefeitura da cidade informou que, até aquele momento, 13 pessoas que estavam contaminadas com a doença haviam sido curadas, enquanto 42 ainda apresentavam o diagnóstico positivo. Ou seja, no 15 de maio, quando começaram a surgia as publicações com informações falsas, 23,6% dos pacientes haviam sido curados, muito diferente de 99%.
Já no Hospital São José do Havaí, dos casos confirmados até o dia 15 de maio, oito pacientes receberam alta, quatro faleceram e dois ainda estavam internados – o que resulta em uma taxa de 57% de pacientes recuperados.
A prefeitura de Itaperuna publicou uma nota nas redes sociais confirmando que, até a última quarta-feira (20), o número de pacientes curados não aumentou, enquanto o número de pacientes contaminados subiu para 62. No mesmo dia, o Hospital São José do Havaí recebeu outros cinco casos suspeitos.
Apesar de não se referir ao possível uso de cloroquina tratamento, em seu plano de contingência publicado em março, A secretária de Saúde da cidade, Nadine Polido, afirmou em entrevista à CBN que o medicamento está sendo ministrado em alguns pacientes, mas apenas em âmbito hospitalar. “A gente faz a administração em pacientes internados. A pessoa não vai para casa com um kit”, disse a secretária.
O estado do Rio de Janeiro já registra 37.912 casos confirmados de Covid-19 e 3.993 mortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário