A pandemia, que obrigou a população do mundo
inteiro a fazer mais compras pela internet em função das medidas de isolamento,
transformou o e-commerce Mercado Livre, que já era uma das empresas mais
valiosas da América Latina, em um titã regional. Do início da crise da
covid-19, em março, até agora, o valor de mercado da companhia, listada desde
2007 na bolsa americana Nasdaq, saltou de US$ 27 bilhões (R$ 145 bilhões) para
quase US$ 77 bilhões (R$ 415 bilhões), uma alta de 185%.
O feito levou o marketplace a ultrapassar nomes tradicionais da economia brasileira em valor de mercado, como Petrobrás e todos os grandes bancos. A empresa chegou até mesmo a ultrapassar a Vale e ficar, momentaneamente, na primeira colocação das mais valiosas da região.
Considerada por analistas de mercado como a grande competidora latina das gigantes globais Amazon e Alibaba, a empresa se prepara agora para um novo salto: começar a vender alimentos frescos e ingressar no disputado nicho de delivery de restaurantes. Os números da empresa, que tem sede na Argentina, são superlativos. De janeiro a setembro do ano passado, o total de usuários únicos ativos na plataforma dobrou para 112,5 milhões. O volume de vendas foi a US$ 14,36 bilhões, um aumento de 42% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O forte crescimento não passou despercebido pelos investidores, que passaram 2020 buscando investimentos em empresas de tecnologia com elevado ritmo de expansão: em todo o ano, a ação da companhia avançou de US$ 550 para US$ 1,7 mil.
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